A CESAP - Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto - entidade de utilidade pública sem fins lucrativos, que serve de entidade titular a dois estabelecimentos de ensino superior particular:
Podem ser cooperantes toas as pessoas que, preenchendo os requisitos legais previstos no Código Cooperativo, na legislação complementar aplicável às cooperativas de ensino e nos estatutos da Cooperativa, voluntariamente declararem assumir tal qualidade.
Para a admissão como cooperador se tornar efectiva é necessário que seja proposto por dois sócios no pleno uso dos seus direitos e aceite pela direcção.

Os cooperadores podem ser efectivos, beneméritos ou honorários:
Cooperadores Efectivos: São os docentes, discentes ordinários com aprovação em, pelo menos, duas cadeiras de um dos cursos ministrados pelos estabelecimentos tutelados pela cooperativa, e funcionários, e como tal desenvolvam actividades dentro da Cooperativa de acordo com o quadro legal aplicável e tenham a sua situação como cooperadores regularizada.

Cooperadores Beneméritos: São Cooperadores Beneméritos os que, tendo perdido a qualidade de docentes, discentes ou funcionários, continuem a auxiliar financeiramente as actividades da Cooperativa, bem como as pessoas que directa ou indirectamente contribuam para o engrandecimento financeiro ou patrimonial da Cooperativa e sejam investidos pela direcção nessa qualidade.

Cooperadores Honorários: São Cooperadores Honorários aqueles cujo mérito ou cujas actividades em prol da Cooperativa o justifiquem.
A admissão de Cooperadores Honorários é feita pela Assembleia Geral, sob proposta da direcção.

Os Cooperadores Beneméritos ou Honorários têm direito a participar nas assembeleias gerais sem direito a voto.

A perda da qualidade de aluno, de docente e de funcionário implica a perda da qualidade de cooperador efectivo da cooperativa.

Importante: Ao abrigo do Código Cooperativo, Secção Cooperativas de Ensino, art.º 13º (Cooperativas de Ensino Superior): nas cooperativas que mantenham estabelecimentos de ensino superior só podem ser admitidos como membros efectivos, para alem dos referenciados no artigo 10º do presente diploma, os alunos ordinários com aprovação em, pelo menos, duas cadeiras de um dos cursos neles ministrados.

Estatutos da CESAP
A CESAP é uma cooperativa que se alicerça no Modelo de Constituição de Órgãos Sociais do Código Cooperativo:
  • MAG – Mesa da Assembleia-Geral;
  • Direcção;
  • Conselho Fiscal.
A tutela do sector cooperativo é atribuída ao Instituto António Sérgio do Sector Cooperativo cuja nova denominação é de Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (www.cases.pt).
É realizado Assembleias-gerais, cuja marcação é da responsabilidade da Mesa da Assembleia-Geral (MAG) e estas marcações devem ser realizadas com 1 mês de antecedência.
Anualmente (por ano lectivo) os Planos de Actividade e Orçamentos e os Relatórios de Contas são levados a Assembleia-geral para votação e aprovação.
Estes dois documentos são fundamentais para o funcionamento da Cooperativa e das escolas Porto e Guimarães e contam com o seu contributo.
A CESAP para além de fazer parte é também membro da APESP (Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado).
A APESP é uma associação de instituições de ensino superior não estatais, oficialmente reconhecidas nos termos do Estatuto do Ensino Superior Particular e Cooperativo.

Website da APESP: http://www.apesp.pt/
Se pretende tornar sócio ou cooperante da CESAP deve preencher, devidamente, o documento abaixo e entregar na secretaria da direcção da CESAP e aguardar pela deliberação da Direcção.

Proposta

Deve ser entregue, devidamente preenchido, no seguinte endereço:
Edifício CESAP
Largo São Domingos nº 80,
4050-545 Porto - Portugal

Posteriormente o proponente será contactado e informado sobre o processo.
Sim, é possível preencher estes documentos. Basta proceder à impressão dos seguintes documentos em PDF e entregar na tesouraria ou por correio para o endereço da CESAP:

Proposta
Requerimento
Requerimento de Exame
Carta

Endereço da CESAP:
Edifício CESAP
Largo São Domingos nº 80,
4050-545 Porto - Portugal
Para consultar a lista de cursos consulte por favor os seguintes endereços:

Ensino Universitário
ESAP – Porto

Ensino Politécnico
ESAG – Guimarães
Pode apresentar-se a concurso os estudantes por regime de Maiores de 23 Anos, Regime Geral e Regime Especial.
No Regime Especial: Concurso Especial, Mudança de Curso, Reingresso e Transferência de Curso.

Processo de Candidatura

O candidato deverá instruir o processo de candidatura de acordo com o regime definido pela Direcção Académica para esse ano lectivo.

A candidatura para ingressos é sempre feita na Secretaria da Escola nos prazos fixados para o efeito. As candidaturas processam-se em datas estabelecidas anualmente, podendo, e por requerimento em casos excepcionais, ultrapassar esses prazos, indo até 48 horas antes da realização das provas. Todas as candidaturas comportam uma taxa definida anualmente em orçamento da Direcção da Cooperativa aprovado em Assembleia Geral.
A Directiva sobre pagamento de propinas e frequência nos cursos da ESAP, Porto define as regras e condições associadas ao funcionamento da instituição.

O documento da última DIRECTIVA DE 2016-17, aprovada e em vigor, pode ser descarregado para consulta e esclarecimento.
Sim. Em regime Pós-Laboral estão disponíveis os seguintes cursos:

Mestrado Integrado em Arquitectura

Horário
2ª a 6ª feira das 18h às 24h
Sábado das 9h às 13h

Mestrados:
ESAP Porto
ESAG Guimarães
Após a conclusão da licenciatura, os alunos da ESAP podem continuar os seus estudos através dos Mestrados providos na ESAP.

Mestrados ESAG - GUIMARÃES (Ensino Politécnico):
Desenho
Ilustração
Animação Digital

Mestrados ESAP – PORTO (Ensino Universitário):
Artes Visuais e Intermédia
Realização – Cinema e Televisão
Teatro
É possível concorrer a Bolsa de Estudo através da Direcção Geral do Ensino Superior, que promove uma acção social que favorece o acesso ao ensino superior e o sucesso na sua frequência.
Será disponibilizado no site da ESAP a informação relativa ao concurso de Bolsas de Estudo Ensino Superior Privado e os prazos de candidatura.
O pré-registo dos alunos é efectuado pelo estabelecimento de ensino.

Para esclarecimentos ou informações adicionais contactar:

ESAP Porto
Gabinete de Bolsas SAS da ESAP:
D. Soledade Almeida
Tlf. 22 339 21 30
Fax. 22 339 21 39
E-mail: soledade.almeida@esap.pt
Largo S. Domingos nº 80 Porto (Edif. Mouzinho – 3º andar)

Página Web da DGES: www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Bolsas
Página Web da ESAP: www.esap.pt
Em ambas as escolas, ESAP - Porto e ESAP - Guimarães, foram atribuídas a Carta Universitária Erasmus de forma a promover o intercâmbio e a mobilidade de estudantes e docentes, a nível europeu, entre diversos sistemas escolares existentes:

ESAP Porto
A Carta Universitária Erasmus (EUC – Erasmus University Charter) permite a uma instituição de ensino superior participar no Programa Erasmus.
A ESAP foi seleccionada com a atribuição de uma EUC standard 2007-2013, que permite a mobilidade de estudantes, docentes e não docentes.

Número de referência:
220830-IC-1-2007-1-PT-ERASMUS-EUC-1
Código ERASMUS: P PORTO08

Toda e qualquer mobilidade Erasmus entre Instituições de Ensino Superior (IES) deve ocorrer no âmbito de um acordo interinstitucional entre as IES e cada uma delas deverá ser detentora de uma EUC válida. Actualmente a ESAP tem 31 acordos bilaterais Erasmus com IES dos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Itália, Lituânia, Noruega, Polónia, República Checa e Turquia.

Informação Erasmus
ESAP Guimarães
Atribuição da Carta Universitária Erasmus à ESAP - Guimarães

Na sequência de uma candidatura que a Escola submeteu à Comissão Europeia para a atribuição da Carta Universitária Erasmus (Erasmus University Charter), no âmbito do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, foi atribuída a esta escola a referida Carta (EUC) até ao ano 2013/2014.
Mediante o compromisso de cumprir determinados princípios e implementar determinados procedimentos estabelecidos na Declaração de Política Erasmus, a atribuição da Carta Universitária Erasmus permite a participação no Programa Erasmus, o programa de ensino e formação da União Europeia relativo à mobilidade de alunos e professores e cooperação no domínio do ensino superior em toda a Europa.

Informação Erasmus
Para qualquer esclarecimento ou informação complementar, contacte os seguintes endereços:

ESAP - Porto
erasmus@esap.pt

ESAP – Guimarães
Serviços Administrativos: sadm@esap-gmr.com
Tel: 253 410235

Fonte: Site da ESAP Porto e ESAP Guimarães
O Programa Leonardo da Vinci é um programa que visa atender às necessidades de ensino e aprendizagem. Pretende, entre outras medidas, financiar estágios transnacionais em instituições ou empresas, para pessoas presentes no mercado de trabalho (PMT), nomeadamente, diplomados disponíveis para exercer uma actividade profissional e que pretendam adquirir competências e aptidões necessárias para a integração no mercado de trabalho no contexto da competitividade internacional.

Desde 2010 e anualmente, a ESAP pretende apresentar à Agência Nacional PROALV (AN) uma candidatura ao Programa Leonardo da Vinci (LdV). Os estágios transnacionais que a ESAP prevê na sua candidatura anual à AN, destinam-se a diplomados da ESAP presentes no mercado de trabalho (PMT), incluindo desempregados, que pretendam realizar um estágio profissional num país europeu elegível.

De acordo com informação prestada pela AN, as candidaturas realizam-se no início do mês Fevereiro à referida Agência. No caso de serem aprovadas, as mobilidades devem ter a duração mínima de 2 semanas e máxima de 26 semanas (6 meses) e devem iniciar-se preferencialmente a partir do mês de Setembro do ano em que se realiza o processo de candidatura.

O período para pré-inscrições na ESAP para candidatura a estágio LdV em 2012, termina às 17h de 22 de Dezembro 2011.

Fonte: Site da ESAP Porto